A maior praça do subúrbio carioca se localiza aqui, a Granito.
Devido ao clima agradável, D. Pedro II queria construir no bairro um sanatório para tratamento de tuberculosos.
Metade do bairro está na Zona Norte, e outra metade na Zona Oeste.
A partir de Baixada Fluminense, Anchieta é o primeiro bairro do Rio de Janeiro, e uma de suas principais portas de entrada.
Um dos maiores assentamentos de sem-teto do Rio de Janeiro foi realizado na região (Pqe. Esperança/ Tiradentes/ Final Feliz).
A passagem de pedestres (ou simplesmente o túnel de Anchieta) foi inaugurada pelo então presidente Getúlio Vargas no início da década de 50.
Diz-se que havia na região da praça Itanhomi (Mariópolis) um grande cemitério indígena, daí a origem dos nomes de grande parte das ruas da região (Aiacá, Aiúba, Juarana, Cracituba, Aripuá, Japoara, Araçá, etc.)
A nascente do Rio Pavuna se localiza na área militar do Gericinó, nas divisas entre Anchieta, Realengo e Nilópolis.
O Parque Anchieta é um dos poucos bairros do subúrbio com expectativa de vida maior que a média da cidade (66,6 anos).
Crédito da foto: Anderson (site Estações Ferroviárias)
2 comentários:
"Diz-se que havia na região da praça Itanhomi (Mariópolis) um grande cemitério indígena, daí a origem dos nomes de grande parte das ruas da região (Aiacá, Aiúba, Juarana, Cracituba, Aripuá, Japoara, Araçá, etc.)". Que bacana tudo isso. E quando sera que houve a mudança de noma para Mariopolis? Abraços!
Felipe Delpin:
Um pracer, eu morei em Anchieta, na avenida nazareth. De isso faz mitos anos ja, foi en 1977, tinha muitos boms amigos, lembro a LAerte, Jorge, Sabastian, celso e as garota, de esse tempo, Lucia, Sandra, Fatima, Jorginho e muitos mais.. Tudos os días ficabamos, na noties, na passarela da estacao, perto do cine. VOltei a morar a meu pais, Chile,mais um ano visite o Rio de Janeiro, gheguei ate Anchieta mais nao havia neum amigo.
Si alguém ler isso aqui espero resposta ao felipedelpin@gmail.com
Adeus.
Postar um comentário