quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Economia de Anchieta

Na indústria e comércio, nosso bairro não é dos mais desenvolvidos, mas possui um grande número de supermercados, papelarias e lanchonetes. As áreas em que o comércio melhor se desenvolve são as Estradas do Engenho Novo e Rio do Pau, que também contam com pizzarias e lojas de materiais de construção; as Praças Granito e Nazaré, onde se localizam pizzarias, bares e churrascarias; a Estrada Mal. Alencastro, com grande número de postos de gasolina e oficinas mecânicas; e a Avenida Nazaré, com papelarias e lojas de móveis. Na Avenida Nazaré se localizam ainda o único banco do bairro (Caixa Econômica) e os Correios.
Não se sabe ao certo o quanto de impostos relativos ao comércio e indústria se arrecada no bairro, mas tem-se certeza de que pouco é investido. Prova disso é o número reduzido de firmas de médio e grande porte, e a falência de micro e pequenas empresas.
Anchieta já teve curtume, fábrica de tintas (Brascoat), indústrias têxteis, fábricas de velas, produtos alimentícios (Biscoitos Frank), pré-moldados de cimento e até mesmo feiras de artesanato.
De significativo hoje, o bairro tem a fábrica da Gerdau, as viações de ônibus Auto Diesel e Pavunense e a fábrica de artigos de cimento A. Costa Mendes. O bairro tem um potencial muito grande, um público consumidor considerável, mão-de-obra abundante, e grandes terrenos vazios que não são aproveitados para nada.
Resta ao poder público fazer os investimentos necessários para que esse potencial seja aproveitado em favor da população do bairro, gerando emprego e renda, e fortalecendo a nosso economia.

8 comentários:

Anônimo disse...

Realmente...
mas nosso bairro está assim principalmente pelos políticos que pouco fazem!
Parabéns amigo pelo blog!

Anônimo disse...

Concordo com tudo e me sinto triste pelo que o bairro deixa de progredir por falta da vontade política. Apesar de não morar mais aqui, as poucas vezes que venho em visita a meus amigos e parentes, sinto na pele o que é depender do transporte público: O famigerado 386, a não integração com o metrô do 795 e as horas de espera a fio pelo 540 (Nova Iguaçu). Assim, tão isolados de tudo o que acontece na vida política e cultural do RJ, fica difícil progredir e evoluir. AVE!! D.Pedro II que não conseguiu criar o sanatório mas tem seguidores com os mesmo propósitos em pleno século XXI. Que 2008 nos reserve coisas melhores e que venham as mudanças de mentalidade e política. Feliz ANO NOVO! Parabéns pela sua iniciativa e atitude em criar um blog como esse.

Anônimo disse...

Concordo plenamente com o amigo acima.
Parabéns pelo blog.

Unknown disse...

PARABÉNS PELA SUA INICIATIVA DE FAZER VALER A EXISTÊNCIA DE NOSSO BAIRRO. JÁ TIVE MUITA DIFICULADE EM FAZER PESQUISAS DE ESCOLA COM MINHA FILHA POIS A HISTÓRIA DE ANCHIETA ESTA ESCONDIDA E POUQUISSIMAS PESSOAS FALAM SOBRE ELA EU JA OUVI FALAR QUE TEM MUITA HISTÓRIA MAIS DIFICIL É SABER ONDE ENCONTRÁ-LAS ESPERO UM DIA PODER AJUDAR.

Guilherme Galvão Lopes disse...

Agradeço a todos pelos comentários, de coração mesmo!
Se quiserem enviar alguma história ou foto do bairro, enviem um email para historia.anchieta@gmail.com

Abraços a todos!

Anônimo disse...

nós ainda temos industria texteis em anchieta.o nosso comércio e muito precário e nós estamos precisando de mais agencia bancaria e uma delegacia de polícia e um póliciamento ostencivo nosso bairro infelizmente está entregue a sorte.mas vamos fazer uma campanha para chamar a atenção das autoridades.do tipo aquela o rio começa em anchieta. um abraço e um ótimo ano.

marcelo disse...

Concordo com você meu amigo Tadeu. Um grande abraço.
Marcelo

Unknown disse...

Atualizando: agora tem mais uma agência bancária no bairro que é do Bradesco e fica próxima ao túnel.