segunda-feira, 11 de abril de 2011

Ruas de Anchieta: Estrada Marechal Alencastro

Napoleão de Alencastro Guimarães nasceu em São Sebastião do Caí no dia 29 de março de 1899. Ele era filho de Pedro Alencastro Guimarães e neto do Tenente Coronel Antônio José da Silva Guimarães. Quem conhece um pouco da nossa história sabe que São Sebastião do Caí, antes de ser assim batizada, foi conhecida como Porto do Guimarães. Antônio José da Silva Guimarães foi um homem muito influente. Ele pode ser considerado até como o fundador da cidade. Se não chega a tanto, ele foi, pelo menos o líder mais importante da história inicial da cidade. Antônio José da Silva Guimarães nasceu em Porto Alegre no dia 2 de junho de 1809. Ele era filho de Antônio José da Silva Guimarães, nascido em Guimarães (Portugal) no dia 24 de janeiro de 1773.
O Tenente Coronel Antônio José da Silva Guimarães casou-se com Maria Faustina Centeno de Alencastro, filha de um rico fazendeiro de Capela de Santana. Por isto, seus filhos (e netos) tiveram o sobrenome Alencastro Guimarães.
Sobre a juventude de Napoleão de Alencastro Guimarães ainda não sabemos muito. É provável que ele tenha ficado pouco tempo no Caí. Sabemos que casou com Luiza Siebel (nascida em 1903) e foi pai de três filhos: Maria, João Vitor e Maria Tereza (nascidos nos anos de 1925, 27 e 29). Na maturidade viveu no Rio de Janeiro, então capital do país, onde tornou-se um político importante.
No ano de 1943 ele era diretor da Estrada de Ferro Central do Brasil e foi figura destacada na festa de inauguração da estação estação Dom Pedro II, no centro do Rio de Janeiro. Na ocasião ostentava a patente de Major.
Napoleão de Alencastro Guimarães foi deputado federal, senador e ministro de estado. Por coincidência, Ministro da Indústria e Comércio, a mesma pasta que dez anos depois foi ocupada pelo seu conterrâneo Egydio Michaelsen. Elegeu-se senador em 1950.
Faleceu no Rio de Janeiro em 1964.