domingo, 13 de janeiro de 2008

Nos primórdios...

Este é um achado histórico: a antiga estação de Anchieta. A foto não tem data, é rara e de grande valor histórico. Supõe-se que seja das primeiras décadas do século passado. Agradeço ao sr. Valnei Galvão Lopes pela cópia.
A estação de Anchieta foi inaugurada em 1° de outubro de 1896, com o nome de Nazareth. O nome vem fazenda Nazareth, pertencente originalmente a Oliveira Braga. As terras do engenho Nazareth faziam divisa com a Fazenda de São Mateus, pertencente a João Alvares Pereira, que tinha limites até a cachoeira dos engenhos de Francisco Dutra e André S. Mateus, entre a mata da Cachoeira (rio Pioim) até parte da serra da Maxambomba (atual Nova Iguaçu). De acordo com mapas antigos, os limites do engenho Nazareth eram os Rios Piraquara, Pavuna e Meriti, fazendo vizinhança com os engenhos São Matheus, Brejo, Inhamaçu e Gericinó.
Pouco se sabe da história de Oliveira Braga e seus descendentes, e nem o que foi feito do engenho Nazareth após sua morte. Entre meados do século XVII e fins de século XIX, há um imenso espaço em branco em nossa história. O que se sabe após esse período é que seu último dono foi Luiz Costa, que a administrava com seus filhos Flávio e Silvio Costa.
O nome da fazenda Nazareth influiu, inclusive, no nome da atual Igreja existente na praça de mesmo nome, muito embora no mesmo local, tenha havido 3 igrejas, sendo que a primeira era a Capela da Casa Grande da Fazenda, cujas missas eram celebradas pelo Padre Miguel, o qual vinha de Realengo para celebrá-la.
No que se refere à fazenda Sapopemba, também conhecida por São Bernardo, cujos donos são desconhecidos, fazia divisa com o Campo do Gericinó (ou Mata do Governo).
A fazenda Sapopemba era formada pelas terras de que hoje é parte de Parque Anchieta e Campo do Gericinó. As duas grandes fazendas tinham ligação com Deodoro através de uma ferrovia para transporte de cargas que passava pelo Parque Anchieta num desfiladeiro, chamado “Rasgão”, hoje inexistente, que ligava o que hoje é Ricardo de Albuquerque ao nosso bairro.

continua...

15 comentários:

Unknown disse...

Parabéns pelo blog, está 10.
Continue assim, procurando preservar a história de Anchieta.
Bjks
=)

Unknown disse...

Olá,

Adorei o blog e gostaria de pedir uma ajuda a vc! Eu sou Camila, estudante de mestrado em Ciencias Sociais na UERJ.
Eu estou fazendo uma pesquisa para a ong Observatorio de Favelas, na tentativa de fazer um levantamento das políticas públicas realizadas no nosso bairro.

Você sabe por onde eu poderia começar a buscar informações??

abraços!

Guilherme Galvão Lopes disse...

Olá Camila,
posso lhe passar algumas informações disponíveis.
Você pode entrar em contato através do email historia.anchieta@gmail.com

Abraços!

Leo Seabra disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Leo Seabra disse...

Parabéns, nascido e criado em Anchieta hoje estou em outro estado + sempre com saudades desta terra aonde me ensinou tudo, aonde foi o começo d tudo pra mim!

Leo Seabra disse...

vc tem informação aonde exatamente ficava esta estação, alguma referencia?

Arte Profana disse...

Parabéns! Ouço histórias sobre Anchieta desde que me entendo por gente e também sou um apaixonado pelo bairro! Não desista desse trabalho! Nunca! Vou ajudar a divulgar esse blog porque me sinto na obrigação de faze-lo.

Henrique Mühlhofer - guitarrista da banda Arte Profana - morador de Anchieta há 32 anos - participante do projeto que culminou na Lona Cultural Carlos Zéfiro.

Guilherme Galvão Lopes disse...

Agradeço a todos os amigos pelos comentários. Valeu pela força!!!

Anônimo disse...

quero dar-lhes parabéns pelo blog,tambem sou apaixonado por anchita.
procure se informar que estão tentando extinguir com o clube anchieta, até com a tradicional escolinha de futebol eles acabaram, deixaram o clube ir a leilão e eles mesmo arrematarão usando um laranja.agora só estão promovendo eventos para arrecadar fundos para campanha política. eu queria saber aonde podemos fazer essa denuncia para que investiguem essa safadeza. o presidente eo sr ALVES, e o comparsa que arrematou no leilão é o candidato a vereador do municipio de nilopolis ADHEMAR BARBOSA.vou me indentificar com a senha,indiginado de anchieta. espero que possa nos ajudar a salvar o tradicional esporte clube Anchieta.

Unknown disse...

Gui... o texto deste post diz que continua... mas aonde?
Manda para mim por favor!?
Paz.... saudações ...

Anônimo disse...

eu adorei!!!!!!

Anônimo disse...

isso è ridiculus

Anônimo disse...

cdfodvCT7IEWVIL

David Cardoso disse...

Meu querido Guilherme Galvão Lopes, acrescento ainda para melhorar seu texto, de modo que essa região era cituado na Freguesia de Irajá, uns dos antigos donos segundo Almanak Laemmert, era Francisco Veras Nascentes no ano de 1849. Essa região abrangia uma extensão geografica dos bairros de Anchieta, Ricardo de albuquerque, Olinda (onde fazia divisa com a fazenda São Matheus em Nilópolis). Podemos contribuir um com o outro, eu estou em pesquisa acadêmica sobre as relações entre as freguesias de Irajá e São João de Meriti, pois os mesmo donos de terras em Meriti são os de Irajá. Um grande abraço e Feliz Natal.
Só um ultimo comentário valeu por ser Alvinegro.

Unknown disse...

Fique aí mesmo,pois isso aqui virou um inferno agora!